quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Mais um que não deixa saudades

Está a terminar mais um ano e a nossa democracia continua em banho maria para a maioria dos portugueses.
A nossa justiça está ao serviço dos poderosos que podem pagar a grandes grupos de advogados que dominam todos os instrumentos judiciários de que as leis estão repletos em sua defesa. Os processos Casa Pia, Freeport, Face Oculta e outros são a demonstração do descrédito a justiça chegou, e uma vergonha para uma classe que devia merecer o máximo de respeito de todos os cidadãos.
A nossa classe política está cada vez mais interessada em defender a eternização dos seus cargos, lançando-se em ferozes lutas pela sua manutenção, esquecendo-se dos reais problemas do país e dos portugueses.
O povo está envolvido numa crise económica sem nenhuma perspectiva de solução dos problemas estruturais da mesma, e onde os pobres ficam cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos.
A maioria dos portugueses são tratados como marionetas, que a classe política maneja a seu belo prazer, com a ajuda de uma classe de jornalistas a pensar principalmente no seu ordenado.
A Constituição Portuguesa não passa de um conjunto de leis que ninguém respeita.
O ano de 2009 foi um dos piores de sempre e infelizmente as perspectivas para o próximo não são as melhores se os nossos políticos continuarem nesta senda de demagogia e falta de dignidade política pelos portugueses.

Contos Marafados

A natureza e o homem
Os dias continuam escuros, como se o sol sofresse de alguma maleita, que o impedisse de criar o calor suficiente para ter a força necessária, de forma a ultrapassar a barreira de nuvens negras e enormes com formas ameaçadoras de quem vai querer devastar tudo por onde passar, fazendo-se ouvir de uma maneira intimidatória com o ribombar dos trovões que estremecem todos os vidro à sua volta, e os não menos tremendos relâmpagos que fazem da noite dia acompanhados de raios que electrificam todo o céu como se o tivessem a chicoteá-lo castigado-o com a sua raiva. A chuva não faz tréguas e continua na sua desenfreada luta para dilacerar a terra levando tudo à sua frente não deixando que alguém lhe possa fazer frente, numa atitude de força imparável, que só irá dar algum descanso depois da sua passagem. E o vento sentindo que a sua natureza ficaria diminuída com tão grande devastação dos seus pares, sopra como se os céus tivessem rebentado e vai derrubando tudo o que ainda se ia mantendo em pé.
As águas correr por todo o lado, alagando campos, tapando estradas, inundando ruas e casas, entrando por portas e saindo por janelas levando consigo todo o recheio dos seus interiores, fazendo com que os seus ocupantes tenham que subir para os telhados ou tentem agarrar algo que os impeçam de serem levados na fúria das torrentes de água, lama, pedras e paus, que por onde vão passando deixam as suas marcas de destruição.
As árvores são arrancadas dos solos onde criaram grossas raízes que agora parecem não ter nenhuma força para as suster de pé, e são arrastadas como se de folhas de papel se tratassem.
Os postos de electricidade são derrubados provocando alguns pequenos focos de incêndios e criando uma escuridão tremenda que vem agravar todos os esforços daqueles que ainda têm alguma força para tentar salvar os seus bens e famílias.
As ruas ficam cheias de água, lamas, amontoados de carros, sofás e electrodomésticos, tapando portas e janelas impedindo salvamentos e houvesse por todo o lado pedidos desesperados de ajuda, que na maior parte dos casos não são possíveis de terem sucesso.
E os homens ficam incapazes de lutar perante uma tão grande desigualdade, que é posta em toda a sua evidência na mais brutal demonstração de força da natureza.

Fotos Marafadas













quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Para nunca esquecer












Para nunca esquecer o que estes homens e muitos outros que aqui não estão fizeram aos seres humanos que o único crime que cometeram foi pensarem por eles próprios.



Fotos Marafadas


Quem serão os mais felizes, nós ou eles?

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

50 anos de Metro

O Metro de Lisboa começou a ser pensado em 1888, por um engenheiro militar de seu nome Henrique de Lima e Cunha. Mais tarde nos anos de 1923 e 1924, foram apresentados projectos mas ambos foram rejeitados. Em 1948 foi constituída uma sociedade para o estudo da viabilidade técnica e económica, e as obras iniciaram-se em 1955, passados quatro anos a 29 de Dezembro de 1959 o Metro foi finalmente inaugurado. Os anos de 80 e 90 são anos de grande expansão e modernização das suas estações. Esta é uma obra que depois de ser pensada e até ser executada em toda a sua plenitude passou por várias gerações, é este o nosso fado. Portugal pensado em pequeno ou por medíocres.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A Terra também morre

A reunião de Copenhaga onde se juntou as principais figuras de todo o mundo. Com o objectivo de criarem um acordo que ponha termo às emissões de gazes para a atmosfera. Que estão provocando o efeito de estufa, originando assim grandes alterações no clima e provocando enorme destruição e sofrimento em várias partes do mundo.
Demonstraram que são capazes de criar fabulosas construções que se imaginava não serem possíveis de realizar, desvendam alguns segredos do universo e fazem descobertas que deixam o mundo de boca aberta com tão grande conhecimento sobre variadíssimos assuntos. Mas não são capazes de olhar para o mundo em que vivemos a um prazo que ultrapasse a sua perspectiva de vida e desta forma mostram a sua falta de respeito pela população mundial e por aqueles que vão ter de cá viver depois deles morrerem. O homem de hoje está a levar este planeta para a sua destruição progressiva porque o seu egoísmo o leva a pensar só em si e nos seus bens que adoram acima de tudo, pretendendo sempre conseguir mais e mais mesmo que não consigam dai tirar disso algum beneficio.
O maior perigo desta situação é que não são só aqueles que muito têm mas também aqueles que nada têm a perder que encolhem os ombros e nada fazem para pressionar os governos a mudar as suas orientações políticas sobre estes assuntos.
Esperemos que no dia em que estejam dispostos a alterar esta situação não seja tarde de mais.

Fotos Mrafadas

Porta-aviões USS Nimitz



Ponte Akashi Kaikyo Japão



Edifício Burj Dubai








Escolhas do Marafado



Superficie do Sol

National Geografhic Channel








Formação de um buraco negro depois da colisão de uma estrela de neutrões
National Geographic Channel










































































































































































































































































































































































































domingo, 27 de dezembro de 2009

O regresso do Marafado

Tinha decidido não voltar a escrever mais neste blog assim que começou a campanha eleitoral passada. Foram três terríveis campanhas cheias de tudo o que há de pior na política: desinformação, desonestidade, atingir objectivos a qualquer custo e pôr em segundo plano as necessidades mais prementes de que o povo necessitava para saber com toda a verdade quem o estava a defender sem falsidades.
O resultado de toda essa desinformação está agora à vista com toda esta série de acusações e calunias sem que o povo consiga ver com clareza quem está a defender os seus verdadeiros interesses e necessidades.
Mas com tudo o que se tem dito nesta época natalícia e toda a demagogia que todos os sectores da sociedade e partidos têm lançado cá para fora sobre as dificuldades do povo e a miséria dos sem abrigo. Não me consigo deixar ficado calado e nada dizer sobre toda esta hipocrisia.
Criam grandes momentos de profunda solidariedade com uma corrida para ver quem consegue apresentar o maior banquete ou a melhor reportagem com os sofrimentos e as amarguras daqueles que tudo perderam e que a sociedade deixou de contar com eles.
Sem nunca alguém aparecer a apresentar fosse o que fosse para prevenir que, seres humanos que vivem numa sociedade tão desenvolvida e que ninguém seja capaz de criar medidas de forma a que estas situações não se vão continuamente repetindo como sendo uma situação normal, para sofrimento de muitos. E assim possam aparecer aqueles que dizem que estão muito preocupados com todos estes sofrimentos desta sociedade tão injusta, chorando lágrimas de crocodilo que infelizmente ainda vão enganando muita boa gente.
Mas se por ventura meia dúzia de grandes senhores lhes corre mal as suas grandes negociatas ai esta o estado grande protector daqueles infelizes e aparece logo dinheiro de um dia para o outro como nos contos de fadas e o Zé povinho a ter de ver isto tudo.
Não sei se disse muita asneira ou algumas verdades mas disse o que me vai na alma e o que sinto nesta vida marafada.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

O dia das mentiras dia dos políticos

Começa a ser difícil conviver com a política que está a ser feita pelos nossos actuais políticos.
Das duas uma, ou são muito maus e não sabem o que andam a fazer e nesse caso só têm feito asneiras e tiram partido dos cargos para proveito próprio, ou então consideram-nos autênticos anormais que mesmo vendo o que eles têm feito de mal para com o povo, continuamos a lhes dar crédito.
Para um juizo mais correcto penso que são as duas coisas, e que está na hora de lhes dar uma ensinadela e dizermos que basta, não vamos mais sermos os bobos da corte.

Escolhas do marafado

Primavera


A robin sits on a snow-covered tree feeding on berries in Queen Elizabeth Park in Vancouver, British Columbia March 9, 2009. Vancouver had been covered in an unseasonal blanket of snow the previous night. (REUTERS/Andy Clark) # Boston.comA girl enjoys the warm weather in St James's Park on March 16, 2009 in London, England. Temperatures reached 17 degrees celsius (63F) that day. (Dan Kitwood/Getty Images)
Boston.com
A young woman relaxes between thousands of crocuses near the river Rhine in Dusseldorf, Germany, Wednesday, March 18, 2009. (AP Photo/Martin Meissner) # Boston.com

Fotos marafadas

The faithful prayed at the closing ceremony for the second World Buddhist Forum in Taipei, Taiwan, Wednesday. China and Taiwan jointly hosted the event in a bid to strengthen ties. (Nicky Loh/Reuters)Wall Street Journal
A worker napped on the railway tracks at the construction site of the Wuhan North Railway Marshalling Station in Wuhan, Hubei province, China, Wednesday. (Reuters)
Wall Street Journal

sábado, 28 de março de 2009

Fotos marafadas

A chemical storage depot burst into flames as residents looked on in the outskirts of Sao Paulo, Brazil, Friday. Civil defense officials told local media that residents of about 30 houses were evacuated, including 150 students from a nearby school. The cause of the fire is under investigation.(Andre Penner/Associated Press)Wall Street Journal

A Palestinian protester used a slingshot to hurl a stone at Israeli border police during a demonstration against Israel’s separation barrier in the West Bank village of Bilin near Ramallah, Friday.(Muhammed Muheisen/Associated Press)Wall Street Journal

Escolhas do marafado

terça-feira, 24 de março de 2009

As pessoas em primeiro lugar

José Socrates defendeu em Bruxelas que os bancos europeus não devem de continuar a trabalhar com os paraísos fiscais, mesmo que esta medida não seja adoptada a nível mundial pelo G20.
Se Socrates tem este pensamento, pode começar a executar a sua ideia, acabando com o paraíso fiscal da Madeira, e desta forma daria um extraordinário exemplo aos seus colegas.
Seria bom que na próxima reunião do G20 no dia 2 de Abril, as decisões políticas tomadas para dar resposta à crise, tivessem como base que as pessoas devem de estar em primeiro lugar.

Escolhas do marafado

Primavera na Europa
Foto @EPA/Grit Buettner

Fotos marafadas

A tuberculosis patient rested at a hospital in Agartala, India, Tuesday, on World Tuberculosis Day. Researchers said last week they’ve found a new compound that may stop TB from progressing. (Jayanta Dey/Reuters)Wall Street Journal

A group of scavengers collected plastic for recycling at Jakarta, Indonesia’s, main garbage dump Tuesday. (Beawiharta/Reuters) Wall Street Journal

segunda-feira, 23 de março de 2009

O que estavam a fazer na altura

A ONU critica invasão de Israel a Gaza

Richard Falk especialista de direitos humanos da ONU; diz que tropas israelitas atacaram civis, impediram a evacuação de feridos e atacaram pessoal médico.
Várias organizações contestam alegados crimes de guerra levados a cabo na recente operação de Gaza.
A cruz vermelha chamou a atenção de Israel não ter cumprido com a obrigação de socorrer e tratar os feridos civis.
Estes abusos são também confirmados por soldados israelitas e pela sua imprensa jornal Hareetz.
Todos estes crimes foram vistos na televisão apesar de Israel não ter permitido a entrada da imprensa no seu país. E o mundo mais uma vez ficou impávido e sereno a ver todas estas atrocidades feitas a um povo que é tratado por Israel como se não tivesse direitos nenhuns, será que os israelitas não se lembram o que lhes fizeram os nazis ou a memória é curta.
Agora os países europeus mais uma vez vão gastar dinheiro na reconstrução do país, para depois de mais algum tempo os israelitas voltarem a destruir tudo como têm feito até aqui e nada lhes acontecer. É tempo de acabar com esta hipocrisia.

Escolhas do marafado

Desporto dos grandes
Foto @EPA/Narong Sangnak

Fotos marafadas

A single-engine private plane crashed into a cemetery in Butte, Mont., Sunday, short of Bert Mooney Airport. The seven adults and seven children who were onboard died. Officials said Monday the plane was configured for only 11 people. (Martha Guidoni/Montana Standard via Reuters) Wall Street Journal

A FedEx cargo plane crash-landed and burst into flames at Tokyo’s Narita International Airport Monday, killing the American pilot and copilot, Kevin Kyle Mosley, 54, and Anthony Stephen Pino, 49. Strong wind gusts are being blamed for the crash. (Reuters/TBS)
Wall Street Journal

sábado, 21 de março de 2009

Estes políticos são a nossa vergonha

Mais uma vez o PS e o PSD dão uma demonstração da falta de respeito que têm pelas instituições. No caso da nomeação do novo Provedor da Justiça, é uma vergonha o espectáculo que estão a dar, depois de nove meses de espera, não conseguem consenso, para uma figura que deveria estar acima da lógica partidária, mas sim ter os atributos necessários para o cargo. Estes partidos não conseguem lidar com o assunto sem introduzir as suas querelas de poder.
O PS e o PSD têm mostrado total falta de respeito pela instituição, pelo Provedor, e sobretudo para com os cidadãos.
Como é que com esta gente se conseguiria resultados económicos e sociais, que tanto têm apregoado, comparados com os países nórdicos, que baseiam a sua sociedade numa elevada organização, de cultura e postura cívica.

Notas marafadas

O bispo das forças armadas D. Januário Torgal Ferreira disse numa entrevista a um jornal açoriano que: "Proibir o preservativo é consentir em muitas mortes", "A actual crise é resultado de uma sociedade de corruptos, onde há tubarões", "O tipo de vida que determinadas classes levam é um insulto à gente que nada tem", "Rouba quanto mais poderes para subires na vida".


Maria José Morgado directora do Departamento de Investigação e Acção Penal DIAP, na sua entrevista dada ao jornal Sol disse: "Há políticos pobres que ao fim de uns anos estão milionários". E que é necessário uma lei contra o enriquecimento ilícito.

Fotos marafadas

Paramilitary police officers participated in antiterrorism drills in Wuhan, Hubei province, China, Thursday. (Reuters)Wall Street Journal

Escolhas do marafado


Tucano de bico verde / Ramphastos dicolorus

sexta-feira, 20 de março de 2009

A vergonha deste século

Invasão do Iraque link


Hoje faz seis anos que se escreveu uma das páginas mais negras da nossa história contempârea. A invasão de um país soberano Iraque pelas tropas dos Estados Unidos da América.
Motivo a procura de armas, baseado num relatório forjado e na loucura de um homem sem escrúpulos George Bush que estava à frente do país mais poderoso do mundo, apadrinhado pelos primeiros ministros de Portugal Durão Barroso, Inglaterra Tony Blair, Espanha José Maria Aznar.
O desejo de vingança de um homem e o olhar para o lado do resto do mundo permitiu a destruição de um país a morte de milhares de civis e militares e o engrossar do ódio do mundo muçulmano em relação ao mundo ocidental.
Esta façanha tresloucada deixou o mundo muito mais inseguro e com a sua economia de rastos.
Por muito menos alguns dirigentes têm sido julgados e condenados, mas desta vez o poder suplantou a razão.
Espero que o mundo se tenha sentido envergonhado de tão cruel crime contra a humanidade, eu sinto vergonha de pertencer a esta raça humana que permitiu a morte de seres humanos inocentes que o único crime que cometeram era quererem viver.

Fotos marafadas


Druids watched the sun rise as they celebrated the spring equinox at Stonehenge in Wiltshire, England, Friday. During an equinox, which occurs twice a year, the length of the day and night are equal. (Matt Cardy/Getty Images)Wall Street Journal


quinta-feira, 19 de março de 2009

Fotos marafadas



Josef Fritzl, center, was convicted Thursday in St. Poelten, Austria, of rape, enslavement and murder for locking up and raping his daughter in a cellar over 24 years, and causing the death by neglect of one of their seven children. (Robert Jaeger/Reuters)
Wall Street Journal



An underwater volcano erupted in Hunga Ha’apai, Tonga, Wednesday, sending steam and ash thousands of feet into the sky above the southern Pacific Ocean. (Matangi Tonga Online/Reuters)Wall Street Journal

Escolhas do marafado



Russian nature, Lake Baikal view 2


Russian nature, Lake Baikal view 13


Russian nature, Lake Baikal view 9

quarta-feira, 18 de março de 2009

Está tudo doido

Cada vez é mais difícil ouvir tanta asneira dita por gente com responsabilidade no país e no mundo.
Mais uma vez a igreja e agora pelo seu mais alto representante volta a dizer coisas que os seus próprios fiéis ficam de boca aberta e concerteza pensam que está tudo doido. O Papa ao iniciar a sua visita ao continente Africano, onde existem vários milhões de infectados pela sida, vem dizer que o uso do preservativo não resolve o problema da sida, e pelo contrário ainda o agrava. E a receita para esse mal seria a abstinência e a espiritualidade.
José Socrates diz que os manifestantes estão a ser manipulados pelo PCP e BE que controlam a CGTP e que os sindicatos devem de ser independentes, e pouco depois vai discursar numa reunião da UGT de tendência socialista que tem como dirigente João Proença que é membro da comissão política do PS.
Dá para ter respeito por esta gente, ou somos levados a pensar que nos querem fazer de parvos.

Escolhas do marafado




Fotos marafadas


Josef Fritzl, 73, pleaded guilty Wednesday at the St. Poelten, Austria, courthouse, above, to all charges against him — including homicide — for imprisoning his daughter and fathering her seven children, one of whom died. He faces life in prison for what he called “my sick behavior.”(Heinz-Peter Bader/Reuters)Wall Street Journal

domingo, 15 de março de 2009

Não nos tratem desta maneira

Um governante que ao ver o povo a se manifestar nas ruas de Lisboa num número que não é habitual, e que essa manifestação não tem por base grandes almoçaradas pagas, mas sim em muitos casos deslocações de muitos kilometros e deixar para trás tempo de descanso, para vir protestar contra o estado das coisas em que se encontra a maioria dos trabalhadores, e considerar que esses trabalhadores estão a ser manipulados pelo PCP e BE. É não ter o mínimo de respeito por aquilo que os trabalhadores pensam e sentem, um grande desprezo pelo sofrimento que muitas famílias estão a passar, e falta de analise política.
Quem procede desta forma não pode esperar o respeito de quem trabalha para que este país possa caminhar para a frente e deixe de ser a vergonha dos povos europeus.
Sócrates não consegue lidar com a forma que o povo o trata , mas é ele que cada vez se afasta mais desse povo que o elegeu na esperança de melhores dias, e o que tem visto é um Sócrates cada vez mais afastado dele. Quem tão mal trata o seu povo e com tão grande arrogância não merece o seu voto.
É possível mudar de rumo, não é inevitável que o povo tenha que ser o escravo do grande capital. É tempo de dizer basta, porque a razão está do lado de quem trabalha.
CGTP

Fotos marafadas

Patrons at New York’s Metropolitan Museum of Art sat near a statue Friday. The Met, one of the world’s premiere museums, plans to lay off more than 100 employees amid the recession. (Chris Hondros/Getty Images)Wall Street Journal